Por Redação em Sábado, 09 Dezembro 2023
Categoria: Mercados

Gaps: entenda o que são e como faturar com eles

"Furos" nos gráficos de ações podem ajudar a obter grandes ganhos!

Gaps fazem parte de um conteúdo mais abrangente de investimentos, denominado análise gráfica (saiba mais sobre ela neste conteúdo). Com ela, é mais fácil entender o que se passa com determinadas ações de empresas e prever como elas devem se comportar. Quem faz uso dessas informações para tentar obter gain são os especuladores - operadores de mercado que visam ganhos rápidos em operações de curto prazo.

Entre os elementos analisados em gráficos de ações estão os gaps - que podem abrir janelas de oportunidades a operadores atentos. A seguir vamos explicar o que são gaps, seus tipos e como é possível faturar com eles.

O que é um gap?

Em inglês, gap significa "vão". Na análise gráfica, se refere a uma interrupção no prosseguimento de um gráfico. Eles representam um deslocamento de preço do último movimento registrado, formando uma espécie de lacuna entre o preço de fechamento anterior e o de abertura seguinte. Quanto maior a diferença, mais fácil de identificar o gap.

O movimento pode ser passageiro ou não, depende de cada caso.

Como acontecem os gaps?

Geralmente, entre os pregões, mas também podem surgir durante o horário normal de negociações e indicar o início de um período de volatilidade, mudança na tendência ou atuação de grandes instituições, entre outras situações.

Os gaps podem vir de fatores externos, como notícias que abalem a confiança em um determinado mercado, fazendo suas ações despencarem. Ou uma notícia benéfica que traz mais investidores, diminuindo a oferta por papéis e fazendo o preço subir rapidamente.

Então, um gap, resumidamente, aparece quando ocorre um deslocamento de preços significativo e a estrutura que estava sendo formada no gráfico se quebra. E esse tipo de ocorrência pode auxiliar o especulador a tomar decisões, como se posicionar rapidamente na direção favorável aberta pelo gap.

Conheça os tipos de gaps

Como faturar com gaps?

Tudo depende da leitura que um operador será capaz de fazer das oportunidades quando elas surgirem, se posicionando a favor da direção apontada pelo gap para conseguir lucros rápidos caso as projeções se confirmem.

Como dissemos anteriormente, o gap faz parte de um conjunto de conhecimentos, e é preciso, para uma leitura eficaz dos gráficos, um conjunto de técnicas e estratégias de análise técnica, como leitura do volume de um mercado, para ter mais chances de sucesso.

É importante lançar mão, adicionalmente, de ferramentas de manejo de risco, como stop loss e stop gain, para proteger o capital em jogo. O stop loss, por exemplo, estipula uma quantia máxima de prejuízo para o operador caso as coisas não saiam como esperado.

Também é preciso saber que conhecer como funcionam os gaps não é garantia de sucesso nas operações financeiras, é apenas mais uma técnica de leitura gráfica na qual os interessados podem se especializar para obter melhores resultados.

E você, entendeu como funcionam os gaps? Ficou com alguma dúvida? Comente conosco!

Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda de ativos. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário