E o segmento de motos registrou aumento de 42,4% em relação ao mês anterior.
As vendas financiadas de veículos em março de 2022 somaram 468 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados levantados pela B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o País, representa queda de 5,5% se comparado a março de 2021, quando os financiamentos de veículos somaram 495 mil unidades.
Em comparação a fevereiro de 2022, houve aumento de 15% no total de financiamentos, aumento que pode ser explicado pelos três dias úteis a mais em março, segundo a B3.
O segmento de motos também registrou mais um mês de aumento. Foram 103 mil unidades financiadas ao longo do mês, com aumento com 25,3% perante o ano anterior. Em comparação com o mês de fevereiro de 2022, o crescimento neste setor foi de 42,4%.
Já os segmentos de veículos pesados e de autos leves foram os que apresentaram maior queda no período. As vendas a crédito de veículos pesados tiveram redução de 17,6% em comparação a março do ano anterior. E os autos leves registraram 341 mil unidades financiadas, redução de 11% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Se consideradas apenas as vendas a crédito de autos leves novos, a redução foi de 31,6%.No acumulado do ano de 2022, até o mês de março, as vendas de veículos financiadas somaram 1,2 milhão de unidades, o que representa queda de 9,2% em relação ao ano de 2021 e equivale a 129 mil unidades financiadas a menos.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. Para visualizar a apresentação com os dados completos sobre financiamentos de veículos em março de 2022, clique aqui.
Confira abaixo o gráfico com as informações, fornecido pela B3.