Por Redação em Sexta, 15 Dezembro 2023
Categoria: Mercados

Fechamento 15/12 - Ibovespa em baixa após recorde, dados econômicos e tendências globais

Veja as notícias que movimentaram a economia no Brasil e no mundo. 

Confira o fechamento desta sexta-feira, dia 15, as cotações e as principais movimentações nos mercados financeiros globais. Mantenha-se atualizado sobre os acontecimentos que estão impulsionando esses mercados!

Mercado financeiro

Mercado brasileiro

B3 e Ibovespa

Hoje, o Ibovespa encerrou o pregão em baixa, refletindo um movimento de realização de lucros, após atingir o maior valor nominal de sua história no dia anterior. O mercado demonstra cautela diante da recente valorização, levando a uma correção nos preços das ações.


Dados econômicos divulgados hoje:

IGP-10

Nesta sexta-feira, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciou que o Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) subiu 0,62% em dezembro, em comparação com a alta de 0,52% registrada em novembro. O resultado superou as estimativas do mercado financeiro, que previam uma média de 0,49%, de acordo com a pesquisa Projeções Broadcast, com intervalo entre 0,41% e 0,67%. Veja aqui a matéria completa!

PIB

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (15) um estudo indicando que nos últimos anos, a economia brasileira tem se descentralizado, com grandes cidades perdendo importância no Produto Interno Bruto (PIB). Essa tendência reflete uma mudança na dinâmica econômica do país. Saiba mais aqui!

Mercado americano

Nesta sessão, as bolsas de Nova York encerraram sem uma direção clara, influenciadas pelas declarações dos dirigentes do Federal Reserve (Fed). As autoridades indicaram que o início do corte de juros pode não ser tão iminente quanto inicialmente esperado pelos investidores, contrariando a mensagem do presidente Jerome Powell na quarta-feira, 13.


Dados econômicos divulgados hoje:

Produção industrial

Nesta sexta-feira, o índice Empire State de atividade industrial, divulgado pelo Federal Reserve de Nova York, surpreendeu ao cair de 9,1 em novembro para -14,5 em dezembro. Contrariando as expectativas dos analistas, que previam uma queda mais modesta, próxima a zero.

Índice de gerentes de compras (PMI)

A leitura preliminar da S&P Global revela que o índice de gerente de compras (PMI) composto dos Estados Unidos aumentou de 50,7 para 51 pontos entre novembro e dezembro. Esse resultado marca o ponto mais alto dos últimos cinco meses, indicando um crescimento na atividade nos setores de serviços e indústria.

Mercado europeu

Nesta sexta-feira, as bolsas europeias fecharam sem uma direção clara, refletindo a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Após a presidente Christine Lagarde indicar poucas discussões sobre cortes de juros.


Dados econômicos divulgados hoje:

Balança comercial da Europa

Nesta sexta-feira, o Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia, anunciou que o superávit comercial da zona do euro aumentou de 10 bilhões de euros em setembro para 11,1 bilhões de euros em outubro. Este resultado representa uma recuperação significativa em comparação com o déficit comercial de 28,7 bilhões de euros registrado em outubro de 2022.

Índice de gerentes de compras (PMI)

O índice de gerentes de compras (PMI) composto da zona do euro caiu de 47,6 para 47,0 em dezembro, abaixo das expectativas dos analistas (48,1). O PMI industrial manteve-se em 44,2, enquanto o PMI de serviços caiu de 48,7 para 48,1, indicando contração na atividade econômica, conforme divulgado pela S&P Global e o Hamburg Commercial Bank nesta sexta-feira.

Mercado asiático

Hoje, na Ásia, os mercados de ações não seguiram um caminho único. Xangai teve perdas, mas Tóquio e outros subiram, graças à esperança de ações de bancos centrais. Na China, a produção industrial foi boa, mas as vendas no varejo decepcionaram.


Fechamento do dólar

Hoje, o dólar registrou um aumento em relação à maioria das moedas, recuperando-se após atingir a mínima em quatro meses em relação aos principais concorrentes. As divergências nas políticas monetárias dos bancos centrais continuam a ser o principal influenciador do câmbio.

Taxa de compra - R$ 4,9391.
Taxa de venda - R$ 4,9397.

Acompanhe o portal Money Now News para atualizações!

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário