Por Redação em Sexta, 15 Dezembro 2023
Categoria: Mercados

Conheça as vantagens de investir em Fundos Imobiliários

FIIs são uma forma financeiramente viável de investir no mercado imobiliário.

Muitas pessoas optam por investir no mercado imobiliário pensando na lucratividade com venda de imóveis, locação e arrendamentos - o investimento mais comum do brasileiro no século passado. No entanto, a opção tradicional não é viável para a maioria das pessoas, devido ao preço alto dos imóveis. Assim, investir em fundos imobiliários pode ser uma alternativa para quem quer começar com valores mais modestos.

Os Fundos de Investimento Imobiliário (Flls) são investimentos de renda variável na bolsa de valores, que recebem aportes de diversos investidores com as mesmas intenções: investir em negócios desse setor.

A maioria das pessoas que investe em Flls recebe os lucros advindos de venda, locação de imóveis e de investimentos em títulos relacionados ao mercado imobiliário.

Um gestor profissional, com certificado válido pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), fica responsável pela escolha de investimentos dos fundos.

O investimento em Flls ocorre através de cotas, adquiridas em negociações da B3 (bolsa de valores brasileira). De posse delas, você poderá participar da distribuição de lucros, de acordo com a política de cada fundo.

Uma carteira Fll pode ter apenas um ativo ou vários, dependendo do tipo de fundo. Podemos encontrar escritórios, shopping centers, prédios comerciais e outros empreendimentos em diversos tipos de fundos do gênero.

Esses fundos também podem ter títulos como LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e cotas de outros Flls.

Caso você resolva desfazer o investimento, o processo não é demorado: a venda de cotas normalmente não é difícil - basta disponibilizá-las na bolsa e, dependendo da oferta, a venda será rápida. Mas pode ser que a venda não ocorra em tão pouco tempo - já que ela é baseada no interesse de outros investidores.

Vantagens de investir em Fundos Imobiliários

  1. Valor - O custo do investimento é um ponto positivo. Nele, não é preciso comprar um imóvel. O Fll permite exposição a diferentes imóveis com apenas uma cota, que é uma parte do capital necessário para compor a carteira do fundo.
  2. Diversificação - É muito fácil encontrar fundos com vários ativos. Assim, a diversificação do seu portfólio será maior, amenizando os riscos do investimento. Uma carteira variada também facilita manter a distribuição de dividendos.
  3. Praticidade - Investir em fundos imobiliários é prático por ser um ativo negociado na bolsa de valores. O próprio investidor pode comprar e vender suas cotas via home broker. Esse sistema é disponibilizado pelas corretoras.
  4. Renda passiva - Por mais que cada fundo tenha sua própria política quanto a dividendos, por lei, eles são obrigados a distribuir pelo menos 95% do seu lucro a cada semestre. Se você tem interesse em obter renda passiva, os fundos serão um bom investimento, mesmo que a distribuição seja feita apenas quando há lucro.
  5. Menos impostos - A tributação pode afetar o resultado dos investimentos, mas os Flls são isentos de Imposto de Renda (IR) para pessoa física, tornando possível montar uma carteira visando o recebimento de renda passiva 100% líquida.
  6. Gestão qualificada - Um gestor qualificado vai administrar o fundo, fará análises, elaborará estratégias e buscará novas oportunidades para o fundo. Mas tenha em mente que o trabalho do gestor não é gratuito.


Ficou interessado em investir em fundos imobiliários?
Clique aqui e agende uma assessoria especializada!

Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário