Por Tânia Amaral* em Sexta, 30 Setembro 2022
Categoria: Mercados

Certificação profissional no mercado financeiro

Especialista explica diferentes certificações para profissionais das finanças. 

Para quem deseja seguir uma carreira no mercado financeiro, além de uma graduação em Administração, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Ciências Econômicas ou Engenharia de Produção, para o profissional se destacar e validar o conhecimento mínimo de um determinado assunto e atestar suas habilidades existem várias certificações.

Com as certificações, os profissionais podem atuar em várias áreas, como: Distribuição de Produtos de Investimento e Gestão de Recursos de Terceiros, Agentes Autônomos de Investimento, Analista de Valores Imobiliários, Consultores de Investimentos, Planejador Financeiro.

A certificação agrega valor ao currículo aumentando a empregabilidade de quem a possui. Como algumas certificações são pré-requisitos ou até mesmo obrigatórias para determinados cargos, a pessoa certificada poderá assumir imediatamente a vaga e/ou atividade que estiver certificada.

Em relação aos custos, cada prova tem o seu - que pode ser custeado pelo candidato, mas algumas instituições, com o objetivo de qualificar seus colaboradores, oferecem o reembolso do valor da prova quando o profissional se certifica. Existem também descontos para inscrição dos exames que as entidades certificadoras oferecem para seus associados.

No mercado financeiro brasileiro existem algumas certificadoras: ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, representa as instituições do mercado de capitais brasileiro; ANCORD - Associação Nacional das Corretoras de Valores; APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e PLANEJAR - Associação Brasileira de Planejamento Financeiro.

- A ANBIMA: Atende dois principais setores do mercado financeiro: (i) Distribuição de Produtos de Investimento e (ii) Gestão de Recursos de terceiros. Certificações para distribuição de produtos de investimento: CPA-10, CPA-20 e CEA. As novas certificações ANBIMA para gestão de recursos são: CFG, CGA e CGE. De acordo com o Sumário Estatístico dos exames de certificação ANBIMA referente ao segundo semestre de 2021, a ANBIMA tem mais de 400 mil certificações válidas, contando todas as seis certificações: CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE.

- A ANCORD: Credencia e certifica os Agentes Autônomos de Investimento (AAI). O AAI atua na corretora de valores ou escritório especializado ligado à uma instituição, tem relacionamento com os clientes investidores e tira dúvidas sobre investimentos.

- A APIMEC: autorregula os analistas de valores mobiliários. A certificação está dividida em três categorias: CNPI para o analista fundamentalista, CNPI-T para o analista técnico e CNPI-P para o analista pleno (fundamentalista e técnico).

- PLANEJAR: É a entidade autorizada a conceder a Certificação CFP®, que prepara o profissional para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal.

*Tânia Amaral é Doutora em Administração pela FEA-USP, especialista em finanças e certificação e em produtos de investimento.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário