Especialista explica diferentes certificações para profissionais das finanças.
Com as certificações, os profissionais podem atuar em várias áreas, como: Distribuição de Produtos de Investimento e Gestão de Recursos de Terceiros, Agentes Autônomos de Investimento, Analista de Valores Imobiliários, Consultores de Investimentos, Planejador Financeiro.
A certificação agrega valor ao currículo aumentando a empregabilidade de quem a possui. Como algumas certificações são pré-requisitos ou até mesmo obrigatórias para determinados cargos, a pessoa certificada poderá assumir imediatamente a vaga e/ou atividade que estiver certificada.
Em relação aos custos, cada prova tem o seu - que pode ser custeado pelo candidato, mas algumas instituições, com o objetivo de qualificar seus colaboradores, oferecem o reembolso do valor da prova quando o profissional se certifica. Existem também descontos para inscrição dos exames que as entidades certificadoras oferecem para seus associados.
No mercado financeiro brasileiro existem algumas certificadoras: ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, representa as instituições do mercado de capitais brasileiro; ANCORD - Associação Nacional das Corretoras de Valores; APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e PLANEJAR - Associação Brasileira de Planejamento Financeiro.
- A ANBIMA: Atende dois principais setores do mercado financeiro: (i) Distribuição de Produtos de Investimento e (ii) Gestão de Recursos de terceiros. Certificações para distribuição de produtos de investimento: CPA-10, CPA-20 e CEA. As novas certificações ANBIMA para gestão de recursos são: CFG, CGA e CGE. De acordo com o Sumário Estatístico dos exames de certificação ANBIMA referente ao segundo semestre de 2021, a ANBIMA tem mais de 400 mil certificações válidas, contando todas as seis certificações: CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE.
- A ANCORD: Credencia e certifica os Agentes Autônomos de Investimento (AAI). O AAI atua na corretora de valores ou escritório especializado ligado à uma instituição, tem relacionamento com os clientes investidores e tira dúvidas sobre investimentos.
- A APIMEC: autorregula os analistas de valores mobiliários. A certificação está dividida em três categorias: CNPI para o analista fundamentalista, CNPI-T para o analista técnico e CNPI-P para o analista pleno (fundamentalista e técnico).
- PLANEJAR: É a entidade autorizada a conceder a Certificação CFP®, que prepara o profissional para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal.
*Tânia Amaral é Doutora em Administração pela FEA-USP, especialista em finanças e certificação e em produtos de investimento.