Mesmo apresentando sinais de melhora, o futuro da moeda digital é incerto.
Desde a recuperação gradual do bitcoin no mês de julho, após uma série de baixas no mercado de criptomoedas, os investidores desse mercado estão se perguntando se a moeda mais negociada do mundo ainda pode sofrer quedas mais bruscas.
Muitos especialistas no assunto preferem não arriscar uma previsão sobre o futuro do bitcoin, tendo em vista que o mercado de criptomoedas vem passando por muitas altas e baixas nos últimos meses - dificultando uma análise mais precisa.
Mesmo que o bitcoin venha apresentando sinais de melhora, já houve relatos de moedas em alta que, na verdade, deram apenas um salto diante de um mercado em baixa. Além disso, pelo fato de os ativos digitais terem acompanhado as ações dos Estados Unidos (EUA) no ano todo, o futuro do bitcoin é cada vez mais incerto.
Em uma entrevista para o MoneyTimes, Matt Maley, estrategista-chefe do mercado da Miller Tabak, afirmou que formar uma previsão neste momento é difícil porque, segundo ele, "desta vez, o rali foi alimentado por jovens que nunca haviam investido em nada antes".
"A criptomoeda é um ativo de liquidez no momento, então enquanto o Fed estiver apertando [os juros], será difícil ver um rali sustentado. Além disso, a classe de ativos perdeu muita confiança dos investidores, então levará tempo para recuperar essa confiança", explicou a estrategista.
Vários tokens subiram em julho, dentre eles, o bitcoin, que teve um salto de mais de 15%. Para Shawn Cruz, estrategista-chefe de negociação da TD Ameritrade, ouvido pela mesma reportagem, será necessário uma mudança de apetite ao risco, antes que a moeda suba demasiadamente.
Cruz ainda disse que o bitcoin "deve andar de lado um pouco". "É uma questão de esperar que o apetite de risco mude", reforçou o especialista.
É bastante comum que os investidores acompanhem o mercado de ações em busca de sinais que auxiliem a formar uma previsão para o futuro dos ativos digitais. A analista do credor de criptomoedas Genesis, Noelle Acheson, indicou uma pesquisa feita com investidores do Bank Of America que sinalizou uma capitulação do investidor - quando os traders vendem seus ativos próximos do valor mais baixo.
A analista também disse ao portal estar observando o coeficiente de lucro dos investidores que possuem a moeda digital há mais de cinco meses. O indicador está abaixo de 1, o que significa que até os investidores de longo prazo estão vendendo seus ativos digitais com prejuízo. Segundo Acheson, isto historicamente indica que um piso está próximo.
E você, investe em criptomoedas? Já vendeu algumas durante a baixa? Como lida com a volatilidade? Conte para a gente!
Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.