Por Maria Eduarda Cabral em Quarta, 21 Janeiro 2026
Categoria: Economia

Wall Street pressiona governo Trump por mudanças nas propostas sobre custo de vida nos EUA

Bancos discutem com a Casa Branca alternativas a medidas como teto de juros e uso da aposentadoria para compra de imóveis, em meio ao Fórum de Davos

Bancos de Wall Street estão conversando com o governo do presidente Donald Trump para tentar influenciar propostas voltadas à redução do custo de vida nos Estados Unidos. As discussões ocorrem durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que acontece nesta semana, com agendas acompanhadas ao longo da manhã pelo horário de Brasília (BRT).

Segundo fontes do mercado, instituições financeiras veem com ceticismo ideias como o teto para juros do cartão de crédito e a liberação de recursos da aposentadoria para entrada na compra de imóveis. Essas propostas chegaram a gerar reação negativa no mercado financeiro.

Em vez disso, os bancos defendem alternativas como incentivar a poupança de longo prazo e permitir que pais ou avós usem recursos de seus planos de aposentadoria para ajudar filhos a comprar imóveis. Mesmo assim, a avaliação é de que essas medidas não devem trazer impacto relevante no curto prazo.

Trump deve voltar a tratar do tema nesta quarta-feira, ao longo do dia, durante sua participação no evento, com repercussão prevista no Brasil entre o fim da manhã e o início da tarde.

O governo americano não comentou oficialmente as negociações até o momento. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário