Arquitetos vão além e já projetam uma cidade de dez minutos.
A ideia de uma "cidade de 15 minutos" ganhou força após a pandemia covid-19. Neste modelo de cidade é possível chegar em qualquer local de trabalho e de lazer de bicicleta ou a pé em um tempo bem menor do que o comum comparado às grandes cidades - em até um quarto de hora.
O conceito de uma "cidade de 15 minutos" foi proposto inicialmente pelo acadêmico franco-colombiano Carlos Moreno, já em 2016. Mas essa ideia foi popularizada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que propôs durante sua campanha de reeleição fazer da capital francesa uma "ville du quart d'heure", uma cidade de um quarto de hora.
O escritório de arquitetura holandês UNStudio, em parceria com a empresa imobiliária Hyundai Development Company, uniu um grupo de arquitetos para projetar algo ainda mais ambicioso: uma cidade de 10 minutos, localizada em Seul, na Coréia do Sul.
O empreendimento quer transformar um local que antes era industrial em uma cidade interconectada. O chamado "Projeto H1" deverá ter oito prédios residenciais, que incluem escritório e áreas de estudo, além de oferecer locais de lazer como academias e piscinas.
A ideia do bairro é a de ser livre de carros, com a promessa de fácil locomoção. Todas as conveniências estarão a apenas dez minutos a pé de distância da casa dos residentes, sem a necessidade de utilizar um veículo.
O cofundador do UNStudio, Ben van Berkel, deu mais informações sobre o projeto em um comunicado lançado recentemente: "Fazemos isso por meio da inclusão de uma rica densidade de experiências no local, edificantes e com curadoria, que oferecem uma ampla gama de opções para os cidadãos passarem suas vidas, trabalho e lazer, economizando assim o tempo necessário para viajar a outros lugares na cidade, porque com o tempo que se economiza, mais tempo se cria".
Um porta-voz do UNStudio ainda revelou que foi recebido um sinal verde de aprovação para seguir em frente com o projeto, mas que ainda não há data definida de quando as obras irão começar.
De acordo com os arquitetos envolvidos no empreendimento, também será utilizada energia limpa na cidade. Além disso, estão sendo projetados sistemas de captação e armazenamento de chuva para economizar água no bairro.
E você, gostaria de viver em uma cidade assim?