Pequenas e médias empresas faturaram, juntas, R$ 2,3 bilhões de reais.
Dados de um estudo que analisa anualmente o e-commerce brasileiro, o NuvemCommerce, realizado pelo Nuvemshop - plataforma latina com mais de 90 mil lojas virtuais -, apontam que as pequenas e médias empresas brasileiras receberam mais de R$ 2,3 bilhões de reais com vendas online no ano passado.
O resultado, divulgado em uma matéria exclusiva do Estadão, revela que o faturamento dessas empresas em 2021 foi 77% maior que o registrado em 2020. As PMEs venderam 44,5 milhões de produtos no ano passado, 50% a mais em comparação ao ano anterior. O resultado corresponde a 85 produtos vendidos por minuto.
O volume de pedidos também apresentou alta e chegou a alcançar 10,5 milhões. Em 2020 eram 6 milhões.
O ticket médio no ano passado teve um aumento de 4% se comparado ao do ano de 2020. O valor médio de cada compra online em 2021 ficou em R$ 219,47 reais.
O mês de maior faturamento foi novembro, por consequência da Black Friday e da proximidade do Natal. De acordo com a NuvemCommerce, o período com maior quantidade de lojistas engajados em ações foi o da Black Friday, que teve mais de 62% das pequenas e médias empresas ativas dentro da plataforma.
O período do Natal ficou em segundo lugar em vendas, com 29,5% dos comerciantes publicando ações para aumentar engajamento. Em terceiro lugar, ficou o dia das mães, com 26,5%.
Vendas por setor
Com a retomada na economia do país após o período de maior restrição da pandemia, mais materiais de escritório passaram a ser vendidos. E-commerces relacionados tiveram um faturamento de 156% a mais do que em 2020.
Outras atividades realizadas fora de casa, que foram permitidas após meses de isolamento, também tiveram seus efeitos nas vendas de produtos de beleza: a perfumaria teve um crescimento de 404% e o setor de jóias aumentou 132% das vendas.
Itens relacionados a férias e praia, como biquínis e roupas de banho, aumentaram suas vendas em 154%.
As lojas virtuais focadas em venda de bebidas alcoólicas também dobraram seu faturamento.
E você? Tem realizado compras virtuais? Se sim, que tipo de produto compra online? Conte para a gente nos comentários!