Confira como a covid-19 impactou a economia e como planejar seu futuro depois dela.
Durante a pandemia, muitas pessoas passaram a ter problemas financeiros. Desde pequenos empreendedores, até donos de grandes empresas e a classe trabalhadora. O desemprego cresceu tanto durante esse período que, em setembro de 2020, bateu o recorde de 13,5 milhões sem emprego, segundo o IBGE.
Muitos países já estão começando a recuperar suas economias, principalmente devido à vacinação em massa. Mas o Brasil segue com a economia abaixo da média global, segundo economistas entrevistados no Valor Econômico.
Reflexos da covid-19 nos investimentos
- A pandemia mostrou a importância de formar uma reserva de emergência e fazer um planejamento financeiro, pois nunca se sabe o dia de amanhã.
- Com a covid, se revelou a necessidade de ter uma poupança, seja ela pequena ou grande.
- Consultores financeiros podem te ajudar nesse planejamento.
- Muitas pessoas conseguiram economizar, mas muitas se afundaram em dívidas durante esse período.
- Os que economizaram devem segurar seus gastos para não acabar com suas economias de uma vez só.
O impacto econômico da covid-19
Segundo James Boyd, coach da corretora americana TD Ameritrade, em entrevista concedida à Investopedia, "a pandemia nos lembrou da importância de ter uma poupança". Segundo ele, quando guardamos dinheiro, estamos o direcionando para necessidades, não apenas desejos.
Muitas pessoas estão animadas com a fase pós vacina, com intenção de gastar suas economias, o que no geral seria ótimo para a economia, mas economistas alertam que isso deve ser feito com cuidado e sem exageros.
A pandemia mostrou que o fundo de emergência deve ser levado muito a sério. Muitas pessoas perceberam a necessidade de ter um dinheiro extra disponível. Além disso, houve um aumento no desejo de ter um planejamento financeiro a longo prazo, para assegurar o futuro.
Quem está passando por problemas financeiros deve ter cuidado nesse momento de recuperação, pois muitas concessões feitas durante a pandemia, principalmente em relação a dívidas, possivelmente irão acabar logo.
O que considerar para o futuro:
- Qual sua perspectiva sobre sua renda? caso ela seja negativa, será preciso considerar uma mudança de carreira, que ajude a gerar bons resultados;
- Se não há nada a ser feito quanto à sua carreira, analise suas despesas e retire os excessos;
- Conversar com amigos, familiares e ver como eles lidam com as finanças;
- Conversar com um consultor financeiro;
- Lembre-se: dê um passo de cada vez;
- Tenha como objetivo construir um fundo de emergência.