Nômades digitais podem querer evitar estes destinos.
Segundo um relatório feito pela Economist Intelligence Unit (EIU), grupo americano que faz pesquisas e análises, a cidade de Tel Aviv, localizada em Israel, é a cidade mais cara para se viver no mundo.
Tel Aviv ficou em quinto lugar na mesma pesquisa em 2020. Em 2021, ano da pesquisa mais recente, a cidade ficou pela primeira vez no topo do ranking de custo de vida. Em segundo lugar ficou Paris, na França. Roma, na Itália, por outro lado, teve a maior queda de custo de vida na pesquisa.
Segundo a EIU, o motivo da cidade israelense ter alcançado o primeiro lugar na pesquisa foi a moeda israelense, o shekel, que disparou, "impulsionada em relação ao dólar com o lançamento bem-sucedido da vacina covid-19 em Israel".
Israel foi um país com um dos programas de vacinação contra covid-19 mais rápidos do mundo. Segundo a Reuters, agência de notícias britânica, em outubro de 2021, a moeda israelense subiu em 4% no acumulado do ano comparado ao dólar americano, porém desde então reduziu esses ganhos.
De acordo com a EIU, quando o grupo fez uma análise nos preços de mais de 200 produtos e 173 serviços, foi possível notar que cerca de um décimo dos produtos sofreram aumento de preço em Tel Aviv.
A pesquisa ainda revelou que a taxa de inflação dos preços que acompanhou aumentou em 3,5% ao ano em relação ao shekel. A EIU apontou que foi o ritmo mais acelerado da inflação em seu índice nos últimos cinco anos.
Outros motivos que levaram a esse aumento nos preços foram problemas recorrentes na cadeia de suprimentos - que ainda persistem em 2022 -, mudanças na demanda do consumidor e flutuações nas taxas de câmbio.
O setor de transporte já era, em 2021, onde os preços mais se ampliaram, com o litro da gasolina por litro crescendo cerca de 21%.
Cidades mais caras do mundo
Confira o ranking das cidades com o maior custo de vida feito pela EIU.
- Tel Aviv, Israel
- Paris, França
- Singapura
- Zurique, Suíça
- Hong Kong, China
- Nova York, Estados Unidos
- Genebra, Suíça
- Copenhagen, Dinamarca
- Los Angeles, Estados Unidos
- Osaka, Japão
E você, moraria em algumas dessas cidades, ou prefere o Brasil? Antes de responder, alguns dados: nosso país também tem uma das maiores inflações do mundo em 2022.
Na América Latina, perdemos apenas para Venezuela e Argentina, segundo levantamento feito pelo Poder 360. Entre os integrantes do G20 - grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia -, o Brasil tem a 4ª maior inflação!