PMI's da Alemanha, zona do euro e Reino Unido vieram abaixo do esperado.
Os Índices de Gerentes de Compra (Purchasing Managers Index, PMI's, na sigla em inglês) são usados para verificar tendências econômicas nos setores de indústria e serviços. Por meio da análise desses dados é possível entender se mercados estão se expandindo, permanecendo nas mesmas condições ou contraindo. Leituras do PMI acima da barreira de 50 indicam expansão, enquanto resultados abaixo de 50 apontam contração.
Os dados da Alemanha, zona do euro e Reino Unido, divulgados nesta manhã, indicam que a economia da região está em retração - e como resultado, as bolsas da região caíram nesta sexta-feira (23).
Veja os índices por região a seguir.
Alemanha
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 53,9 em maio para 50,8 em junho, atingindo o menor nível em quatro meses, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pela S&P Global.Apenas o PMI de serviços alemão recuou de 57,2 para 54,1 no mesmo período, tocando o menor patamar em três meses. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam queda a 56 neste mês.
Já o PMI industrial da Alemanha diminuiu de 43,2 em maio para 41 em junho, atingindo o menor nível em 37 meses. Neste caso, a previsão era de aumento a 43,6.
Zona do euro
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 52,8 em maio para 50,3 em junho, atingindo o menor nível em cinco meses, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pela S&P Global. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam leve declínio do PMI composto neste mês, a 52,5.
Apenas o PMI de serviços da zona do euro recuou de 55,1 para 52,4 no mesmo período. O consenso da FactSet era de queda menor, a 54,5. Já o PMI industrial do bloco diminuiu de 44,8 em maio para 43,6 em junho, atingindo o menor patamar em 37 meses. Neste caso, a previsão era de ligeira baixa a 44,5.Apenas o PMI de serviços do Reino Unido diminuiu de 55,2 para 53,7 no mesmo período, igualmente tocando o menor patamar em três meses. O consenso da FactSet era de queda menor, a 54,8. Já o PMI industrial britânico caiu de 47,1 em maio para 46,2 em junho, atingindo o menor nível em seis meses. Neste caso, a previsão era de baixa a 46,8.