Índice de inflação 'CPI' acelerou; veja quanto e entenda o que isso significa para a taxa de juros.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,3% em dezembro ante novembro, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira, 11, pelo Departamento do Trabalho. O resultado ficou acima da mediana de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de alta de 0,2%.
Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,3% na comparação mensal de dezembro, vindo em linha com o consenso do mercado.
Na comparação anual, o CPI dos EUA subiu 3,4% em dezembro, acelerando frente ao aumento de 3,1% de novembro.
Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 3,9% no mês passado, perdendo leve força em relação ao acréscimo de 4% de novembro.
As leituras anuais do CPI em dezembro vieram acima das expectativas, de alta de 3,2% do índice cheio e de ganho de 3,8% do núcleo.
Com esse resultado, a queda dos juros nos Estados Unidos pode ficar mais longe no horizonte. "Com a alta da inflação além do esperado, diminuem as chances de que o Fed baixe os juros da economia norte-americana na próxima reunião", afirma Alessandro Bam, especialista em macroeconomia.
O próximo encontro para definição de juros do Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, será realizado em 31 e 31 de janeiro - que será a primeira superquarta do ano, com resultado conjunto ao da reunião do Conselho de Política Monetária (COPOM) do Brasil.