Relatório mostra inflação ainda subindo em ritmo moderado ou forte na maioria dos Distritos.
Os Estados Unidos (EUA) divulgaram hoje (30) seu Livro Bege, a publicação do Federal Reserve (banco central norte-americano), com as condições econômicas dos 12 Distritos da Reserva Federal do país. O documento reúne condições e perspectivas econômicas regionais.
No resumo do relatório, o Fed afirmou que a atividade econômica geral ficou estável ou ligeiramente acima dos níveis do relatório anterior: "Cinco distritos relataram ganhos leves ou modestos na atividade, e o restante experimentou nenhuma mudança ou declínios ligeiros a modestos".
Segundo o Fed, juros e inflação continuaram pesando sobre a atividade econômica, e muitos contatos expressaram maior incerteza ou maior pessimismo em relação às perspectivas.
O relatório afirma que os gastos do consumidor - excluindo custos com veículos - foram mistos mas, no geral, houve pequenos ganhos, embora a inflação tenha levado aos consumidores de renda inferior a substituir cada vez mais mercadorias outrora consumidas por outras com preços mais baixos.
Economia dos EUA por setores
Gastos com viagens e turismo registraram ganhos moderados, com restaurantes e hotéis de luxo com demanda robusta.
Vendas de automóveis diminuíram um pouco, mas as vendas aumentaram significativamente em alguns distritos, segundo o relatório, em resposta a estoques mais altos.
A atividade industrial foi mista nos distritos, mas dentro da média.
A demanda por serviços não-financeiros ficou estável no geral, mas diminuiu em alguns distritos.
Juros mais altos prejudicaram as vendas de casas, que caíram acentuadamente em alguns distritos, além do financiamento também sofrer desaceleração. A construção residencial também caiu, mas em um ritmo mais modesto. A construção não residencial ficou ligeiramente abaixo da média. O financiamento comercial enfraqueceu ligeiramente e as vagas de escritórios aumentaram.
Os empréstimos bancários tiveram novas quedas em meio à demanda cada vez mais fraca e aos padrões de crédito mais rígidos.
O relatório afirmou ainda que as condições agrícolas ficaram estáveis ou um pouco em alta, enquanto a atividade do setor de energia aumentou ligeiramente.
Mercados de Trabalho
O relatório afirma que o emprego cresceu modestamente na maioria dos distritos, com dois deles relatando mercado estável e a demanda por mão de obra enfraquecida. Demissões foram relatadas nos setores de tecnologia, finanças e imóveis.
Alguns distritos apresentaram relutância em demitir trabalhadores devido às dificuldades de contratação, "embora suas necessidades de mão-de-obra estivessem diminuindo".
A remuneração aumentou a um ritmo moderado, com alguns distritos experimentando algum relaxamento das pressões salariais.
Inflação
Os preços ao consumidor seguiram subindo em ritmo moderado ou forte na maioria dos Distritos, mas, segundo o relatório, em desaceleração, refletindo uma combinação de melhorias nas cadeias de abastecimento e enfraquecimento da demanda.
Alimentos aumentaram ainda mais ou permaneceram elevados em alguns distritos. Algumas commodities tiveram queda de preço, incluindo a madeira e o aço. Já os preços das casas cresceram menos rapidamente ou despencaram em meio à pouca demanda.
O relatório encerra o resumo afirmando que o Fed espera que a inflação se mantenha estável ou moderada no futuro.
O relatório completo, com dados por distrito, pode ser lido aqui, em inglês.
E você, o que achou dos resultados? Comente com a gente aqui e nas redes sociais.