Por Redação em Quarta, 14 Dezembro 2022
Categoria: Economia

Estados Unidos sobe juros em última reunião do Fed em 2022; veja quanto!

Taxa de juros da economia norte-americana passa a ser a maior dos últimos 15 anos.

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) elevou, nesta quarta-feira (14), sua taxa básica de juros ao nível mais alto em 15 anos: uma faixa-alvo entre 4,25% e 4,5%. A alta, de 0,5 ponto percentual (p.p.), já era esperada pelos mercados: a chance do movimento era de​ 79%, segundo a ferramenta Fed Watch.

Com o aumento de hoje, os juros norte-americanos chegam ao nível mais alto desde dezembro de 2007.​ A alta indica que a luta contra a inflação nos EUA ainda não acabou, apesar de alguns sinais promissores, como a desaceleração do IPC, terem aparecido recentemente.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) quebrou uma série de quatro aumentos consecutivos de 0,75 p. p., movimento econômico que foi o mais agressivo desde o início dos anos 1980.

Junto com o aumento, veio uma indicação de que as autoridades esperam manter as taxas mais altas em 2023, sem reduções até 2024. 

A "taxa terminal" - quando o Fed encerrar os aumentos de taxas - foi estimada em 5,1% pelo FOMC.

A declaração de política do FOMC, aprovada por unanimidade, permaneceu praticamente inalterada em relação à ata da reunião de novembro. A menção a possíveis "aumentos contínuos" no futuro segue no comunicado atual do colegiado.

O FOMC também reduziu as metas de crescimento para 2023, colocando os ganhos do PIB em 0,5%, pouco acima do que seria considerado recessão. 

O comitê ainda sente que tem margem de manobra para aumentar as taxas em meio a contratações em alta e consumidores ainda gastando.


Reação nas bolsas

Logo após a divulgação da alta nos juros, os índices futuros das bolsas norte-americanas passaram a operar em queda: às 16h15, o Dow Jones Industrial recuava 0,32%; o S&P 500 descia 0,46% e o Nasdaq 100 cedia 0,64%.

Aqui no Brasil, o Ibovespa, que operava em queda acentuada, subiu: às 16h27, horário de fechamento deste conteúdo, o índice futuro apresentava alta de 1,86%, na casa dos 105 mil pontos. O dólar recuou, voltando a valer R$ 5,32 reais.

E você, o que achou do novo aumento de juros? Fará alguma realocação em sua carteira? Comente conosco!

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário