País surpreendeu o mercado com dados fortes nesta quinta-feira, 27; confira.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 2,4% no segundo trimestre de 2023, segundo estimativa inicial divulgada nesta quinta-feira, 27, pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou acima das expectativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de alta de 1,8%.
A leitura inicial mostra aceleração da economia americana em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando o PIB dos EUA teve expansão anualizada de 2%.
O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 2,6% no segundo trimestre, perdendo força depois de avançar 4,1% no primeiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 3,8% entre abril e junho, após alta de 4,9% no trimestre anterior.
O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.
Risco de recessão acabou?
O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou, na coletiva após a decisão de juros da quarta-feira, 26, que a economia dos Estados Unidos ainda pode realizar um "pouso suave" após as sucessivas altas nas taxas. Segundo o executivo, a equipe técnica do banco já não prevê mais uma recessão à frente, embora um crescimento abaixo do potencial seja esperado.