O resultado ficou bem acima da estimativa anterior e também da projeção de analistas.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 2% no primeiro trimestre de 2023, segundo pesquisa final divulgada nesta quinta-feira, 29, pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou bem acima da estimativa anterior e também da projeção de analistas consultados pela FactSet, de alta de 1,3% em ambos os casos. No quarto trimestre de 2022, o PIB americano havia mostrado expansão anualizada de 2,6%.
O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 4,1% no primeiro trimestre, enquanto o núcleo do PCE avançou 4,9%. Na leitura anterior, as altas do PCE e do núcleo haviam sido estimadas em 4,2% e 5%, respectivamente. O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Segundo o site CNBC, a revisão para cima ajuda a minar as expectativas generalizadas de que os EUA estão caminhando para uma recessão.
De acordo com um relatório do Departamento de Análise Econômica, a mudança ocorreu em grande parte porque tanto os gastos do consumidor quanto as exportações foram mais fortes do que se pensava anteriormente.