Gastos dos consumidores e queda nas importações impulsionam crescimento, que pode se manter no 3º trimestre
A economia dos Estados Unidos registrou um desempenho mais forte do que o previsto no segundo trimestre de 2025. De acordo com o Departamento do Comércio, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anualizada de 3,8% entre abril e junho, na terceira e última revisão divulgada nesta quinta-feira (25).
O resultado representa uma melhora significativa em relação às estimativas anteriores: 3,3% na segunda revisão e 3% na primeira. O avanço foi impulsionado principalmente pela redução nas importações e pela continuidade dos gastos dos consumidores, que sustentaram o ritmo de crescimento mesmo após uma contração no início do ano.
Na virada do semestre, importadores haviam elevado seus estoques para se antecipar às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, movimento que acabou reduzindo o PIB no período anterior.
A expectativa é que o impulso continue nos próximos meses. O Federal Reserve Bank de Atlanta projeta que a economia manteve um crescimento sólido no terceiro trimestre. A primeira leitura oficial do PIB de julho a setembro será divulgada pelo governo no mês que vem.
Com informações de CNN