Por Maria Eduarda Cabral em Quinta, 28 Agosto 2025
Categoria: Economia

Mercado mantém expectativa de corte de juros pelo Fed em setembro, mesmo após PIB mais forte nos EUA

​Chances de redução de 25 pontos-base seguem elevadas, enquanto projeções para cortes maiores até dezembro têm leve ajuste após segunda leitura do PIB e do índice PCE

Os mercados praticamente não mudaram sua expectativa de que o Federal Reserve (Fed) reduzirá a taxa de juros em setembro, mesmo após a segunda leitura de indicadores econômicos dos Estados Unidos. O Produto Interno Bruto (PIB) veio acima das projeções, enquanto o índice de preços de gastos com consumo (PCE) mostrou desaceleração na comparação com o trimestre anterior.

Revisão do PIB e dados de inflação
A segunda estimativa do PIB norte-americano apontou crescimento de 3,3% no segundo trimestre de 2025, superando a previsão de 3,2% feita por analistas consultados pela FactSet. Já o PCE, indicador de inflação preferido do Fed, mostrou ritmo mais fraco em relação ao trimestre anterior.

Apostas do mercado para os juros
Segundo dados da ferramenta de monitoramento do CME Group, por volta das 9h40 (horário de Brasília), a probabilidade de um corte de 25 pontos-base na reunião de setembro ficou levemente menor, passando de 87,3% para 85,3%. A chance de manutenção da taxa, por outro lado, subiu de 12,7% para 14,7%.

Para o horizonte até dezembro, os investidores ainda projetam como cenário principal uma redução acumulada de 50 pontos-base na taxa de juros, mas com ligeira queda na probabilidade, de 49,5% para 49,3%. As chances de um corte maior, de 75 pontos-base, recuaram de 36,5% para 35,8%, enquanto a possibilidade de uma redução mais branda, de apenas 25 pontos-base, avançou de 13% para 13,8%. A expectativa de que os juros permaneçam inalterados até o fim do ano estava em 1,1% no mesmo horário.

Com informações do InfoMoney

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário