Confira os dados divulgados nesta quarta-feira, 4.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 46,7 em agosto para 47,2 em setembro, segundo pesquisa final divulgada pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.
O número definitivo de setembro ficou levemente acima da leitura preliminar e da expectativa de analistas consultados pela FactSet, de 47,1 em ambos os casos.
O PMI de serviços da zona do euro, por sua vez, aumentou de 47,9 para 48,7 no mesmo período, vindo igualmente acima da estimativa inicial, de 48,4. Apesar dos avanços, as leituras abaixo da barreira de 50 indicam contração da atividade econômica.
Índice de Preços ao Produtor
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 11,5% em agosto ante igual mês do ano passado, acelerando a queda em relação ao declínio anual de 7,6% de julho, segundo dados publicados pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia.
Analistas consultados pela FactSet previam recuo anual um pouco maior em agosto, de 11,6%. Já na comparação mensal, o PPI do bloco subiu 0,6% em agosto, em linha com o consenso da FactSet. Excluindo-se os preços de energia, que tendem a ser voláteis, o PPI da zona do euro caiu 0,2% em agosto ante julho, mas registrou alta de 1% no confronto anual.
Vendas no varejo
As vendas no varejo da zona do euro caíram 1,2% em agosto ante julho, segundo dados publicados pela Eurostat. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam recuo de 0,6% das vendas no período.
Em relação a igual mês do ano passado, as vendas do setor varejista do bloco sofreram contração de 2,1% em agosto. A Eurostat revisou levemente para cima as vendas de julho ante junho, de queda de 0,2% para declínio de 0,1%.