Por Redação com Estadão Contéudo em Sexta, 01 Setembro 2023
Categoria: Economia

Como está a indústria mundial? Confira os últimos índices divulgados!

S&P Global divulgou dados da zona do euro, Estados Unidos, China, Reino Unido e Brasil.

Nesta sexta-feira, 1, a S&P Global divulgou uma série de índices de diversos países, que nos dão pistas do estado da economia mundial. O Purchasing Managers' Index (PMI), índice de gerentes de compras, mostra o quanto as empresas privadas estão comprando e foi criado no final da década de 40 para medir atividade econômica por parte de setores de Indústria e Serviços e funciona como um termômetro que mostra o aumento ou a diminuição da atividade econômica.

Funciona assim: se a medida ficar acima de 50, significa que a economia do país está aquecida. Se ficar abaixo, indica retração econômica, uma diminuição na força da economia do local.

Agora que você já entendeu como funciona, confira os PMIs divulgados hoje:

China

​O PMI industrial da China subiu de 49,2 em julho para 51 em agosto, informou a S&P Global Ratings, em parceria com a Caixin. O resultado acima de 50 indica que a atividade voltou ao território de expansão.

Zona do Euro

​O índice de gerentes de compras da indústria da zona do euro avançou de 42,7 em julho a 43,5 na leitura final de agosto, informaram a S&P Global e o Hamburg Commercial Bank. Analistas ouvidos pela FactSet projetavam 43,7. O resultado é a máxima em três meses, mas o relatório destaca que o PMI "segue sob pressão intensa", ainda bem abaixo da marca de 50.

Alemanha

O PMI da indústria da Alemanha subiu de 38,8 em julho a 39,1 na leitura final de agosto, informaram nesta sexta-feira, 1 a S&P Global e o Hamburg Commercial Bank. A leitura é a segunda mais fraca desde maio de 2020 e o PMI continua abaixo da marca de 50, que separa contração da expansão nessa pesquisa.

Reino Unido

O índice de gerentes de compras industrial do Reino Unido caiu de 45,3 em julho a 43,0 na leitura final de agosto, informaram a S&P Global e o CIPS. O resultado é o menor em 39 meses e o PMI segue abaixo da marca de 50, mas veio um pouco acima da previsão de 42,5 dos analistas ouvidos pela FactSet.

EUA

O PMI da indústria dos Estados Unidos caiu de 49,0 em julho a 47,9 na leitura final de agosto, informou a S&P Global. Analistas ouvidos pela FactSet previam uma medição de 47,0.  Com a queda, o PMI se afasta mais da marca de 50.

Brasil

​O PMI industrial do Brasil avançou de 47,8 em julho para 50,1 em agosto. É a primeira vez em 10 meses que o indicador fica acima do nível neutro, de 50 pontos, o que indica expansão para a atividade econômica. De acordo com a S&P Global, as empresas indicaram que o volume de pedidos aumentou pela primeira vez em um ano, ainda que de forma discreta, o que levou a uma retomada dos volumes de produção.

"Os dados do PMI do Brasil revelaram uma recuperação promissora da indústria em agosto, marcada por um ligeiro aumento em novos pedidos e uma retomada do crescimento da produção. A retomada da contratação e a estabilização das compras de insumos indicaram o compromisso das empresas com o crescimento", destacou em nota a diretora associada de economia da S&P Global, Pollyanna de Lima.

A diretora também salientou que o prognóstico de queda na inflação e cortes nas taxas de juros pode estimular a demanda dos clientes, encorajando "previsões otimistas" para o próximo ano em relação à produção.

Pollyanna de Lima ressalta, porém, que, apesar da melhora na margem nesta leitura, as aberturas dos dados indicam que o crescimento das vendas e da produção se concentrou em categorias de bens de consumo, o que mantém a crise observada nos fabricantes de bens intermediários e de capital.

E a economia global, afinal?

​O índice de gerentes de compras da indústria global subiu de 48,6 em julho para 49,0 em agosto, informaram nesta sexta-feira, 1º de setembro, a S&P Global e o JPMorgan. O indicador ficou no nível mais alto em três meses, mas, com o resultado abaixo da marca de 50 pontos, o dado indica que há contração no setor industrial global.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário