Confira os dados divulgados por S&P Global e JPMorgan nesta quarta-feira, 6.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços global caiu de 52,7 em julho para 51,1 em agosto, o menor número desde janeiro deste ano. As informações foram divulgadas pela S&P Global e pelo JPMorgan.
Já o PMI composto, que engloba serviços e manufatura, teve baixa de 51,6 a 50,6 no mesmo intervalo. Ambos os indicadores, entretanto, estão acima de 50, o que sugere expansão das atividades.
O relatório aponta que a taxa de expansão econômica global perdeu seu dinamismo em agosto, com o crescimento desacelerando pelo terceiro mês seguido e atingindo o nível mais baixo durante a atual sequência de aumento de sete meses.
PMI de serviços e composto dos EUA
O PMI de serviços dos EUA também foi divulgado nesta quarta e caiu de 52,3 em julho para 50,5 em agosto. A leitura definitiva de agosto ficou abaixo da estimativa preliminar, de 51.
Já o PMI composto do país, que engloba serviços e indústria, recuou de 52 para 50,2 no mesmo período, também abaixo da estimativa preliminar, de 50,4. Segundo a S&P, o indicador foi pressionado pela queda acentuada no PMI de serviços.
Apesar das quedas, os resultados acima da marca de 50 indicam que a atividade da economia americana segue se expandindo, mas em ritmo mais contido.
No relatório, a S&P destaca que o crescimento do emprego no setor de serviços caiu ao menor nível desde outubro de 2022, acompanhado por contração de novos negócios e enfraquecimento na demanda de clientes. Por outro lado, o setor registrou aumento nas pressões inflacionárias devido ao aumento nos preços de combustíveis e energia.