Relatório aponta alta na inflação e na taxa Selic. Saiba detalhes.
Nesta segunda-feira (02), o Banco Central (BC) divulgou o Boletim Focus, documento que reúne as expectativas de mais de cem instituições do mercado financeiro sobre a economia brasileira e seus principais indicadores econômicos.
O Money Now News reúne as projeções do boletim em um resumo para que você fique bem informado sobre os rumos da economia. Confira a seguir.
Inflação revisada para cima de novo
A projeção para a inflação deste ano subiu mais uma vez, passando de 7,65% para 7,89%. O índice vai se distanciando cada vez mais do centro da meta para o ano de 2022, que era de 3,5% - podendo variar até 1,5% para baixo ou para cima. Para 2023 e 2024 também houve aumento na previsão do IPCA, elevado para 4,1% em 2023, frente à previsão anterior, de 4%.
Taxa Selic
A taxa básica de juros, principal ferramenta do Banco Central para controlar a pressão inflacionária, teve projeção inalterada, após alta na previsão do mercado para 13,25% na semana passada.
No Boletim Focus desta segunda-feira, o mercado prevê a Selic encerrando o ano de 2023 em 9,25%, ante os 9% previstos na última terça-feira. A expectativa ainda é de que, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), esta semana, a Selic suba pelo menos mais 1,00 p.p..
Projeção do PIB
A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 subiu de 0,65% para 0,7% em 2022. Já a previsão de crescimento do PIB em 2023 permaneceu em 1%.
Taxa de câmbio
As apostas dos economistas no dólar continuam idênticas para o encerramento de 2022: R$ 5,00 reais. Já para 2023, a previsão da moeda ficou em R$ 5,04 reais.
E você, concorda com a opinião dos especialistas? Conte para a gente!
Para ficar por dentro das notícias que movem o mercado, acompanhe o resumo semanal do Boletim Focus aqui no Money Now News. E para saber como investir bem de posse dessas informações, consulte os especialistas da NeoValor Investimentos.