O resumo da última reunião do comitê de política monetária apontou para pequenos aumentos futuros.
Mas, embora as autoridades tenham insinuado que movimentos menores estão por vir, ainda há poucos sinais de redução da inflação norte-americana. O que mudou, então? Alguns membros do comitê expressaram preocupação com os riscos para o sistema financeiro caso o Fed continue avançando os juros no mesmo ritmo agressivo.
A próxima decisão do comitê sobre a taxa de juros será anunciada em 14 de dezembro.
Membros do colegiado afirmaram que o mais importante, no entanto, era até onde o Fed iria com as taxas, ao invés do ritmo de novos aumentos na meta.
Futuro
Os mercados esperam mais alguns aumentos de taxa em 2023, que elevem a taxa de fundos para cerca de 5%, com algumas reduções antes do final do ano.
Os dados da inflação têm mostrado bons sinais, atualmente em 7,7% em 12 meses - mas ainda bem acima da meta oficial de 2% almejada pelo banco central.
O banco central foi alvo de críticas devido ao aperto monetário, mas especialistas lembraram ao site especializado CNBC que o Fed está disposto a arriscar uma desaceleração da economia em busca do objetivo final, que é reduzir a inflação.