27 de Abril de 2024, tivemos um novo halving do Bitcoin marcando mais uma vez a trajetória da maior criptomoeda do mercado. Historicamente, o halving foi o precedente de grandes movimentos de valorização do Bitcoin e o crescimento do mercado cripto como um todo. Em maio de 2020, quando tivemos o penultimo halving, o mesmo foi responsável por levar o Bitcoin de U$ 8.000,00 para o patamar de U$ 69.000,00. Porém olhar isoladamente o halving como único fator a desencadear tal valorização, não é nada sensato.
O ano de 2020 foi marcado como período de mais facil acesso ao crédito que o mundo já passou. Cheques de estímulo, políticas monetárias extremamente expansionistas e medidas para conter a estagnação da economia americana. Tudo isso acrescido ao isolamento da população ao meio físico, trouxe muita gente para os mercados financeiros.
Cenário Atual
Hoje estamos diante de um cenário cheio de variáveis, em sua maioria, favoráveis ao Bitcoin. Quando olhamos os principais fundamentos específicos do mercado de cripto e os externos, temos muitos pontos a levar em consideração. No Bitcoin, temos o halving e a estreia dos ETF's como grandes catalisadores para alta. No cenário externo (mercado tradicional), temos a mudança no cenário de juros dos Estados Unidos e as eleições presidenciais.
Tratando do cenário de taxa de juros, os juros mais baixos favorecem muito mais a exposição à ativos de renda variável. É notável o entusiasmo do mercado frente a essa conjuntura. No ultimo ciclo de juros mais baixos, conseguimos ver a mudança abrupta do mercado em decorrência a alta liquidez injetada nos ativos de renda variável. Abaixo temos um gráfico comparativo do preço do Bitcoin (candles) frente as mudança de taxa de juros (linha):
Troca de Mãos
Apesar do cenário de preço mais consolidado neste momento, ainda presenciamos uma sequencia de dias na qual os ETF's de Bitcoin tiveram entradas relevantes de dinheiro. Na última sexta-feira (23), tivemos um fluxo de entrada de U$ 252 milhões. Consolidando uma sequencia de 7 dias de entradas de capital. Apesar disso, não verificamos uma evolução significativa de preços.
A justificativa pode estar justamente na "Troca de Mãos", quando há uma pressão de venda, mas ao mesmo tempo, uma contra parte assumindo esses Bitcoins que estão sendo vendidos (pelas próprias gestoras dos ETF's). Sendo assim, não vemos uma evolução nos preços.
De qualquer forma, é curioso o cenário em que estamos vivendo no mercado como um todo. Temos muitos ventos favoráveis apesar da postura cautelosa que o mercado assumiu há alguns meses. Isso nos dá tempo para recapitular a estratégia, e formar caixa caso venha acontecer movimentos abruptos e cheios de oportunidade.